É comum que muitas pessoas sejam gentis e compreensivas com os outros, mas sejam muito duras consigo mesmas. A autocrítica pode ser vista como um sinal de ambição por melhorar, mas na verdade, ela pode levar a um ciclo interminável de negatividade e autodesvalorização.
Muitas vezes, somos gentis com todos ao nosso redor, mas esquecemos de ser gentis com nós mesmas. Você se vê sendo assim? É como se estivéssemos sempre dispostas a ajudar os outros, a apoiá-los em suas dificuldades e até mesmo em suas conquistas, incentivando-os, mas quando se trata de nós mesmas, somos duras, críticas e exigentes em excesso ao ponto de não reconhecer nossos grandes, e mesmo os pequenos, avanços. Estamos fadadas a pensar que não merecemos a mesma gentileza que oferecemos aos outros ou sequer nos questionamos em torno disso.
Já parou para pensar que essa postura pode ser bastante prejudicial à nossa saúde mental e emocional? Ao não nos permitirmos ser gentis nós mesmas, nos colocamos em uma posição de constante autoexigência e autocrítica, o que pode gerar sentimentos de culpa, frustração e até mesmo depressão. Pois é... Além disso, acabamos nos desgastando emocionalmente e físicamente, já que estamos sempre em um estado de alerta e tensão, o que pode também nos levar a procrastinação, a falta de motivação.
Ressalto aqui a importância em entender que ser gentil consigo mesma não significa ser complacente ou preguiçosa. Significa tratar-se com a mesma compaixão e empatia que trataríamos alguém a quem amamos. Significa permitir-se falhar, aprender com os erros e seguir em frente, sem punitivismo ou autodepreciação.
E aí? Você se percebe agindo dessa maneira? Que tal passar a ser mais gentil com você mesma? Comece prestando atenção em como você se trata. Passe a observar seus pensamentos e palavras quando fala consigo mesma. Quando perceber que está sendo muito crítica ou dura, se pergunte o que você diria para alguém em uma situação similar, se você se ver falando com amorosidade, direcione esses pensamentos e palavras a você mesma a partir de agora. Lembre-se: É uma prática, cada dia é um novo dia e não é algo que acontece como mágica, você passa a adquirir esta habilidade de acordo com o tempo e situações, desde que observe-se. Pratique também o autocuidado, reservando tempo para si mesmo e fazendo coisas que lhe trazem prazer e relaxamento.
Permita-se errar, perdoar-se e ser gentil consigo mesma. Lembre-se de que ser gentil com você é uma forma de amar a si mesma e um passo importante para uma vida mais equilibrada e saudável, a autocompaixão não é um sinal de fraqueza, mas sim de força e coragem. Portanto, te encorajo, comece a praticar a gentileza e a compaixão consigo mesma a partir de agora mesmo e sinta a diferença positiva que pode fazer em sua vida.